segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS

Fotografia retirada da internet

Por Antonio Luceni

Com imensa tristeza é que divido com meus leitores da notícia sobre a morte do escritor Bartolomeu Campos de Queirós, ocorrida na madrugada desta segunda-feira, em Belo Horizonte, vítima de insuficiência renal, aos 66 anos.

Escritor dos mais sensíveis e também tradutor e crítico de arte dos mais interessantes e importantes de nossa terra, Bartolomeu Campos de Queirós era daqueles típicos mineiros que não "fazia pirofagia" para propor as coisas, para convocar-nos à reflexão sobre o ato de ler, escrever e do livro, enfim, sobre a condição do homem e a necessidade de que todos temos em consumir arte, em especial a literatura.

Ganhador de vários prêmios literários importantes, entre os quais o prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, o Jabuti, o mais concorrido da Literatura Brasileira, além de finalista do cobiçado prêmio internacional de literatura ifantojuvenil Hans Christian Andersen.

Bartolomeu escreveu para vários públicos, mas foi na literatura infantil e juvenil que ganhou maior visibilidade nacional e internacional, propondo e coordenando diferentes projetos nessa área, a partir de incentivos governamentais e empresariais.

Foi um dos idealizadores e coordenadores do Manifesto por um Brasil literário (www.brasilliterario.org.br), projeto que tem várias ações ligadas à leitura, à literatura e ao livro, com o apoio de diferentes empresas e instituições governamentais e não-governamentais, além do engajamento de diferentes intelectuais brasileiros e estrangeiros, assim como membros da comunidade civil.


Fotografia: acervo pessoal

Tive o privilégio de o ouvir por diversas vezes em palestras, lançamentos de livros e feiras do livro. Sempre num tom sacro-santo, de voz diminuída, quase apagada - resultado de sua mineirice, mas de um teor e propriedade ímpares.

O Brasil perde um grande escritor. O mundo perde um grande ser humano. Todos nós perdemos com a saída de Bartolomeu Campo de Queirós deste plano.

Mas o Brasil também ganhou com a sua passagem por este mundo. Todos nós fomos beneficiados com sua dedicação e envolvimento com a literatura. Todos nós ganhamos com os muitos ensinamentos e paixões que deixou registrados em forma de livro.

Vá com Deus, Bartolomeu.

Vá encher de alegria e de sabedoria o outro mundo para onde você se mudou agora.

Sorte de seus novos companheiros e amigos.

Biografia

Bartolomeu Campos de Queirós foi muito mais do que um escritor. Nascido em 1944, viveu a infância em Papagaio (MG). Com mais de 40 livros publicados (alguns deles traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês), formou-se em educação e artes, e criou-se como humanista. Estudioso da filosofia e da estética, utilizou a arte como parte integrante do processo educativo. Cursou o Instituto de Pedagogia em Paris e participou de importantes projetos de leitura no Brasil como o ProLer e o Biblioteca Nacional, dando conferências e seminários para professores de leitura e literatura. Foi presidente da Fundação Clóvis Salgado/ Palácio das Artes e membro do Conselho Estadual de Cultura, ambos em Minas Gerais, sendo também muito convidado para participar de júris e comissões de salões, além de curadorias e museografias.



Idealizou o Movimento por um Brasil Literário, do qual participava ativamente. Por suas realizações, Bartolomeu colecionou medalhas: Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (França), Medalha Rosa Branca (Cuba), Grande Medalha da Inconfidência Mineira e Medalha Santos Dumont (Governo do Estado de Minas Gerais). Recebeu, ainda, láureas literárias importantes, como Grande Prêmio da Crítica em Literatura Infantil/Juvenil pela APCA, Jabuti, FNLIJ e Academia Brasileira de Letras.

Fonte: http://editora.cosacnaify.com.br/Autor/1310/Bartolomeu-Campos-de-Queir%C3%B3s.aspx

Outras notícias

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/01/morre-em-belo-horizonte-o-escritor-bartolomeu-campos-de-queiros.html

http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI5560426-EI13419,00-Morre+escritor+Bartolomeu+Campos+de+Queiros+em+Belo+Horizonte.html

http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/01/16/escritor-bartolomeu-campos-de-queiros-morre-aos-66-anos.jhtm

http://eptv.globo.com/lazerecultura/NOT,0,0,388738,Morre+o+poeta+Bartolomeu+Campos+de+Queiros.aspx

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,escritor-bartolomeu-campos-de-queiros-morre-em-minas,823195,0.htm

http://www.hojeemdia.com.br/entretenimento/morre-escritor-mineiro-bartolomeu-campos-de-queiros-1.393754





Nenhum comentário:

Postar um comentário