domingo, 11 de dezembro de 2011

TROFÉU CAINGANGUE III

Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Na última sexta, nove de dezembro, aconteceu a premiação do “Troféu Caingangue 2011”. O prêmio é uma iniciativa da Câmara Municipal de Araçatuba, e foi instituído no ano de 2003, a partir de resolução de autoria das vereadoras Edna Flor e Durvalina Garcia. O objetivo do prêmio é o de valorizar e estimular as ações ligadas às artes, cultura e esporte entre os funcionários públicos municipais da Prefeitura, DAEA e Câmara Municipal. O nome do troféu faz alusão à tribo indígena que habitou a região noroeste paulista no passado.
 Este ano foram premiados Antonio Luceni, Escritor e Artista Visual (Secretaria da Educação); Ignêz Aparecida Bertoloti, pianista e soprana do Coral Madrigal Paralelus (Secretaria de Cultura); Elaine Cristina de Alencar, participante do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras (Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação); Hercílio Galdino da Gama, artesão escultor (DAEA) e Maria Aparecida dos Santos Veronezi, atriz (Câmara Municipal). O prefeito esteve representado por secretário municipal e as demais secretarias da prefeitura não enviaram representantes. A Câmara, por sua vez, contou com as presenças, além das autoras do prêmio, de seu presidente, Cido Saraiva, e dos vereadores Dr. Nava e Tieza.
A cerimônia foi costurada por vídeos que mostraram um pouco do cotidiano dos homenageados, bem como as várias atuações que têm nos campos da arte, da cultura e da literatura. Em seguida, cada um dos vereadores presentes pode deixar sua mensagem de apoio e respeito pelas artes e pela cultura de modo geral, bem como destacar a importância da valorização do funcionário público como um indivíduo sensível e comprometido com o humano, sendo um grande colaborador a prática e o exercício da produção artística, seja ela qual for. Também foi oportunizado que os homenageados se manifestassem sobre quaisquer aspectos que tivessem relação com o prêmio, o que foi feito por todos eles. Eu, particularmente, destaquei sobre a felicidade de cada um de nós que recebemos o prêmio, mas procurei enfatizar que, além de sermos, nós artistas, reconhecidos publicamente pelo que fazemos – o que já é um grande avanço – precisamos ser prestigiados em nosso dia a dia, em todos os dias do ano e de forma profissional, sugerindo que os vários poderes ali representados (executivo, legislativo, judiciário e também a sociedade civil) se preocupassem em desenvolver políticas públicas de base que prestigiassem os produtores artísticos locais (escritores, músicos, atores, poetas, artesãos, artistas plásticos, entre outros) e que dessem a eles condições de sobrevivência a partir de sua própria arte.
Por último, a premiação foi efetivada, com cada um dos vereadores presentes entregando o prêmio aos homenageados e com todos se congratulando pela bela noite que ali ocorrera. Saímos de lá felizes e satisfeitos com o reconhecimento dado a cada um de nós. Por mais que prêmios e homenagens sejam coisas circunstanciais e que não integrem, a meu ver, a essência nem os objetivos de nossas ações enquanto produtores de arte, funciona, isso sim, como um combustível que nos impulsiona a seguir sempre em frente e a buscar fazer nossa arte com maior seriedade, afinco e na certeza de que bons frutos nascerão a partir dela, entre eles, e a meu ver o principal, a contribuição na constituição de uma sociedade mais justa, fraterna e criativa.
Gostaria de agradecer às várias manifestações de carinho deixadas no facebook, em meu blog e e-mail, além, é claro, das presenças in loco das queridas amigas Mara Alice Ribeiro, Vânia Galego, Cláudia Colli, Andreia e de minha família.

Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor. Membro e Diretor da União Brasileira de Escritores – UBE.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os contemplados com este troféu, em especial à artista Margareth, que tão bem exerce a função de artista dos troféus.
    Grande abraço

    ResponderExcluir