segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Que presentes dar? Que presentes receber?

Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Mais um ano se vai e outro se aproxima. É momento de reflexão e balanço do tempo percorrido, por nós chamado 2011, e também de renovar as esperanças e acreditar em mais uma nova parcela da vida, a que estamos chamando 2012.

Também neste tempo há a preocupação em agradar, ainda que as motivações sejam questionáveis. E tudo isso para quê?

A festa, a meu ver, deveria ser para lembrarmos que o homem mais importante da história, que a dividiu em antes e depois dele, ao menos para nós, cristãos, veio a este mundo e nos ofereceu o maior e melhor presente para nossas vidas: Ele próprio, o verbo encarnado, o pão vivo que desceu dos céus para nos alimentar, a fonte inesgotável de água viva que mata a nossa sede, o vinho novo que alegra nossa festa, o maná do deserto que provê todas as nossas necessidades.

E o que oferecemos de volta para Jesus? Comunhão com nossos irmãos de sangue, do trabalho, do dia a dia que nos tira o brilho no olhar, por vezes, maculado pelo desgaste físico, pela incompreensão, pelo descaso? Compaixão pelos menos favorecidos, pelos que sofrem injustiça, pelos que não têm nem o que comer e vestir, ou que ficam numa fila infindável para receber migalhas da saúde, da educação, do emprego?

É tempo de festa, mas o aniversariante ainda está por receber os presentes. É aniversário e não amigo secreto! Estamos preocupados em nos presentear com casa nova, móveis novos, roupa nova, eletrodomésticos e tantas outras quinquilharias que, no final, só servem para depósito de poeira. Estamos preocupados com a quantidade de comida que será comprada, com os tons dos guardanapos e das flores sobre a mesa, com a quantidade de engradados de cerveja e tudo o mais, mas não nos lembramos Dele, o aniversariante.

Que presentes dar? Que presentes receber?

Não vou ficar com hipocrisia e dizer que também não gosto das comidas fartas e dos presentes de bom gosto. Mas isso, de fato, não é o essencial. Já passamos, eu e minha família, por natais mais magros, com poucas coisas sobre a mesa, mas conservamos sempre, e até hoje é assim, o espírito de agradecimento, de comunhão uns com os outros, do respeito e admiração que temos entre nós.

O exercício de dar e receber presentes acontece o ano todo: com os socorros que prestamos uns para com os outros, nos telefonemas e bilhetes de apoio e estímulo, em nossas reuniões semanais para jogar conversar fora e colocar as ideias em dia, com as risadas dos erros e acertos de cada um, e também com as irritações, com o olhar mais ácido e criterioso, peculiar de nossas personalidades, para tudo que achamos injusto, incoerente, desrespeitoso.

Nos presenteamos diariamente, durante todo o ano, e oferecemos nossas ações de respeito, amizade, compaixão, justiça, verdade ao nosso presente maior: Jesus Cristo, nosso Senhor e Rei, amado nosso, autor e consumador de nossa fé, Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da Paz.

Feliz natal para você e sua família. Que o ano de 2012 seja repleto de bênçãos em vossas vidas e que a presença do maravilhoso presente, que é Jesus, seja algo perseguido diariamente por todos nós.

Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor. Membro e Diretor da União Brasileira de Escritores - UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário