terça-feira, 20 de setembro de 2011

HTPC EM ÁGUA LIMPA


Professores da escola rural de Água Limpa recebem orientação sobre o trabalho com literatura infantil

Araçatuba 20.09.11

A manhã de terça-feria foi de muita discussão e reflexão na Escola Municipal de Educação Básica - EMEB Fernando Gomes de Castro a respeito da Literatura Infantil.

Estivemos todos reunidos em mais uma etapa de um projeto da EMEB que tem a literatura como fio condutor ao entorno da valorização e autoidentificação da história do bairro rural Água Limpa e as próprias crianças que lá estudam.

A proposta é discutir sobre uma série de questões a respeito da literatura e do livro, de modo a envolver os estudantes em suas próprias rotinas e vivências e, a partir delas, produzirem textos estéticos, ilustrações etc, que culminarão com a publicação de um livro que irá misturar tanto literatura quanto a história do bairro.

O tempo dedicado a este projeto será de aproximadamente um ano e envolverá todos os alunos da EMEB.

Pontualmente estarei contribuindo na orientação dos professores em HTPCs, bem como aplicando oficinas de texto e de ilustração juntos aos alunos.

EXPERIÊNCIA

Um projeto semelhante foi realizado no início do ano letivo de 2011 com os alunos do 4º ano e 4ª série, com o intuito de identificar o papel do ilustrador na concepção da obra literária infantil.

A partir das leituras, pesquisas e produções realizadas, foi publicado um livro coletivo sob o título "Nossos nós de cada dia". No lançamento o prefeito Cido Sério e a secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira,  prestigiaram e estimularam a iniciativa entre os alunos do Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba/SP.

Como desdobramento ainda desta ação, alguns dos alunos que vivenciaram esta experiência irão intercambiar com outros alunos do Colégio Nossa Senhora Aparecida - CNSA, expondo a referida ação e o passo a passo desenvolvido até a "publicação" da obra, na VII Feira do Livro do CNSA.

É a literatura modificando vidas para melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário