domingo, 5 de junho de 2011

ORIENTE-SE


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Sou um curioso nato. Sempre fui e nunca o deixarei de ser. E não é esse o segredo, segundo especialistas: a curiosidade sempre deve fazer parte do nosso cotidiano? A busca pelo novo, o querer fazer, mesmo que para isso tenha que errar.
Talvez por isso sempre as culturas, pessoas diferentes, línguas estrangeiras me interessaram. Uma das coisas que me atrai em cidades grandes é justamente isso: a diversidade. Como é bom estar numa fila de cinema ou teatro, à espera de um metrô ou na fila de embarque no aeroporto e ouvir pessoas falando francês, espanhol, italiano, inglês e outras línguas que a gente nem sabe de onde é.
Uma cultura que muito me chamou a atenção foi a japonesa. Sei lá, o silêncio, a concisão, a delicadeza nos detalhes, a busca da perfeição em tudo que fazem. Que coisa maravilhosa é saber que uma ilha, como é o Japão, consegue se sustentar com uma das potências mais antigas do mundo.
Sempre que tenho oportunidade, estou pela Liberdade, em São Paulo. Gosto de entrar nas lojas e ficar bisbilhotando louças, roupas, objetos decorativos e, é claro, comer das delícias que são servidas na famosa feirinha.
No último dia 02 de junho aconteceu o desfile-performance “Oriente-se”, realizado pelo curso de Moda do Unitoledo, sob orientação da Profa. Márcia Porto. O curso de Arquitetura e Urbanismo, do qual faço parte, foi convidado a projetar e executar a cenografia do referido desfile.
O time da Arquitetura foi composto por mim, pelo Fernando Batalha, Camila Colaferro, Tatiane Marques Teixeira, Carla Prando, Annanda Novaes de Souza e Amauri Júnior. Um trabalho árduo, cheio de criações e muito suor, mas que também nos causou imenso prazer e integração.
Como estamos no início do curso, o projeto serviu para fortalecer o grupo, indicar potenciais, estreitar os laços de amizade e oportunizar que demonstrássemos nossos talentos na prática. Também fomos privilegiados com o intercâmbio entre os vários cursos envolvidos: Moda, Design de Interiores, Publicidade e Propaganda e Arquitetura e Urbanismo.
A Márcia Porto foi a grande responsável por isso. Com seu jeitinho doce e delicado e, lógico, carismático e competente, encaminhou os grupos de trabalho de forma bastante dinâmica e adequada.
O Grupo Taiko, da Associação Nipo-brasileira, foi um espetáculo à parte. Quanta energia daquela meninada, quanta disposição e, ao mesmo tempo, quanta delicadeza e grandeza na arte que executam. Não houve quem não se emocionou com o impacto dos tambores do grupo.
Enfim, foram quatro longas semanas que antecederam o evento da mais dura e gostosa jornada. Todos os envolvidos estão de parabéns. Certamente a noite do último dia 02 de junho ficará em nossa memória e corações de forma bastante positiva para cada um dos que estiveram ali presentes.
Quer ver as fotos e vídeos do evento? Acesse www.arquiteturadobem.blogspot.com – deixe seu comentário por lá.

Antonio Luceni é mestre em Letras e escritor, Diretor da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário