quarta-feira, 22 de junho de 2011

Olívia tem dois papais


Por Antonio Luceni

Entrei em contato com este livro a partir de uma garimpagem na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em São Paulo.

O título já antecipa o que, de forma poética e encantadora, a autora, Márcia Leite, irá fazer com o texto. Por meio de palavras-chave - que são trazidas entre aspas (" ") no texto, a autora costura todo desenvolvimento da história que trata de uma família diferente, mas cada vez mais presente em nossa sociedade, nos mais diferentes países e culturas do mundo: filhos de casal do mesmo sexo.

A menina, adotiva, tem uma relação com seus dois papais, Luís e Raul, que é das mais abertas e sinceras possíveis. Ainda pequena, sabe de toda sua história de adoção e acolhida por parte dos pais, um casal de homossexuais.

É possível sentir, ainda que nas entrelinhas, que ambos os três - menina e pais - são irmanados por um sentimento comum: a rejeição. A menina, pela condição de abandono a que foi submetida e os pais pela condição biológica ainda pouco assimilada por nossa sociedade, ou seja, a condição de homossexuais.

Mas, para longe de tristeza e queixas, ambas as situações: adoção e homossexualidade, são tratadas de forma muito comovente e natural. Um fato que também me chamou a atenção é que a família do casal de pais também acolhe a menina, e a família como um todo, de forma honesta e fraterna.

É nas perguntas e dúvidas de Olívia que questões importantes são postas para o leitor a fim de que este olhe, como diria Quintana, por uma outra janela temas que, por vezes, e infelizmente, são jogados para "debaixo do tapete".

As ilustrações, bem poucas, comparadas a outros livros infantis, aparecem no texto pontualmente para, junto a ele, fazer com que o leitor se detenha neste ou naquele aspecto da narrativa, funcionando como "pausas reflexivas" no olhar do leitor.

A autora foi corajosa, em minha opinião, ao abordar tal tema de maneira tão direta e aberta. É verdade que outros textos também já abordaram a questão do homossexualismo e adoção na vida das crianças, mas, por ene questões, de forma tangencial, velada, difusa...

Se houve coragem por parte da autora e da editora em publicar tão significativo e belo livro, resta pensar que também outros tantos adultos - responsáveis diretos pelo encaminhamento e formação de nossas crianças - tenham a mesma ousadia em adotar o livro em suas escolas infantis, faculdades de educação, grupos de estudo ou mesmo individualmente para seus filhos e netos.

Seguindo igual linha de proposta, fico na esperança de que também a temática da homossexualidade seja abordada na literatura infantil - aí sim um grande passo de ousadia -em que crianças homossexuais sejam personagens principais e protagonistas de questões tão significativas e reflexivas sobre si mesmas, sobre sua condição biológica, social, cultural, religiosa...

E para os que acham isso uma "blasfêmia", um ultraje à "moral e aos bons costumes" da família é preciso que encarem essa realidade de frente, porque de fato a questão está posta e é realidade que precisa ser encarada, discutida, debatida, respeitada.

Ou vão querer, assim como alguns ditadores totalitaristas, exterminar com o diferente e prevalecer uma "raça pura" e "sem erros"? Queimar na "fogueira santa" ou impedir a chegada de "kits gays" na vida de nossas crianças, jovens e adultos? Independente da resposta, não podemos admitir que, em pleno século 21, retrocedamos como humanidade e caiamos nos mesmos erros e ditames do passado que, hoje, só nos envergonham e, para os conscientes é claro, causam dor de cabeça e da consciência.

Olívia tem dois papais
Autora: Márcia Leite
Editora: Companhia das Letrinhas
Valor: R$ 26,10
Onde comprar: http://www.submarino.com.br/busca?q=olivia+tem+dois+papais&dep=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário