domingo, 22 de maio de 2011

O NOVO PACTO EDUCATIVO


TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo.
Por Maria Lúcia Terra

Trata-se de um livro constituído a partir de pesquisas bibliográficas e opiniões do autor sobre as transformações de ordem política, social e econômica vividas na atualidade e seus reflexos para o contexto educacional. Juan Carlos Tedesco desenvolve uma reflexão sobre o que entende como uma mudança no papel da escola, a qual, além de responsabilizar-se pela formação do núcleo básico de desenvolvimento cognitivo, hoje encara ainda a tarefa de formar também a personalidade dos jovens. Neste sentido, o autor desenvolve uma discussão sobre as ações a serem encaradas pela escola contemporânea, com foco nas adequações necessárias para atender as novas demandas sociais. Para Tedesco, a crise da educação atual não provém unicamente da forma precária como se perseguem os objetivos educacionais, mas sim do fato de que de fato não se sabe claramente qual seria a real finalidade da escola e tampouco como desenvolver ações para cumprir com essa finalidade.
            Ao discorrer sobre o que ele denomina como a “revolução” contemporânea, o autor, a partir da abordagem de três áreas: o modo de produção, as tecnologias da comunicação e a democracia política. No que se refere à primeira área, o pesquisador entende que as novas condições de produção, baseadas no uso intensivo de conhecimentos, têm um potencial de exclusão muito significativo, só podendo assegurar condições de plena realização a uma minoria de trabalhadores. Quanto às novas tecnologias da informação, Tedesco entende que essas têm um impacto não só na produção de bens e serviços, mas também no conjunto das relações sociais. Por fim, as mudanças provocadas no processo produtivo e nas relações sociais pelo uso das tecnologias da informação têm impacto direto sobre a vida política.
            Ao analisar a educação diante dessa nova realidade social, o autor assinala que o que há de novo (e que precisa ser considerado nos processos educacionais) é o papel que desempenham o conhecimento e a informação, tanto na própria produção como no consumo, uma vez que, a educação, entendida como a atividade por meio da qual se produz e se distribui o conhecimento, assume uma importância inédita. Entretanto, os desdobramentos reflexivos desenvolvidos pelo autor nos permitem concluir que, num cenário social, econômico e político em constante e acelerada transformação, o acesso isolado aos conhecimentos não são suficientes; a sociedade do futuro deverá também ser dotada de instituições capazes de “manejar a incerteza”, e exercitar a reflexão filosófica.
            Somente para aguçá-los a uma leitura mais cuidadosa desta obra que, no meu entender constitui-se tarefa essencial a todo educador, menciono aqui algumas temáticas desenvolvidas pelo autor, todas de relevante cunho para aqueles que desejam munir-se de maiores instrumentos para a análise da realidade educacional atual. São elas: fatores de condicionamento da organização da atividade educativa, a crise do sistema escolar tradicional, a educação como processo de socialização, o processo de evolução da individualismo no século XX, competição e cidadania, novas tecnologias, construção da identidade, ambigüidades do campo da educação, o conceito de escola total, o papel do docente nos novos tempos, entre outras questões.
            Boa leitura a todos!
            Abraços carinhosos.

            Maria Lúcia

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