quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ABERTURA DO 1º SEMINÁRIO DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL



"Deus quer, o homem sonha e a obra nasce", bem disse Fernando Pessoa.
Há tempos vínhamos gestando um espaço que privilegiasse a discussão da leitura literária em nosso Sistema Municipal de Ensino, em Araçatuba. E não era um sonho doido, desligado da realidade. Era o desejo de uma necessidade em discutir e propor ações que contribuissem para que o livro literário e a poesia tivessem o olhar que mereciam.
Pois é, a obra nasceu! Desde o dia 19 de outubro estamos envolvidos neste sonho. O primeiro momento foi uma visita do escritor e palestrante de abertura do evento, Ricardo Azevedo, à EMEB Fausto Perri, no bairro Umuarama.
Havia meses os alunos daquela escola, sob orientação da diretora Maísa Bichir e seus colaboradores, estavam lendo e desenvolvendo atividades a partir das obras do escritor.
A culminância aconteceu com a visita dele, momento em que os alunos apresentaram pecinhas de teatro, declamaram poemas, teatro de fantoches e muito mais. Também tiveram oportunidade de ouvir, direto da fonte, algumas histórias e a própria história do escritor Ricardo Azevedo.
A Secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira, e grande parte de sua equipe compareceram ao evento para prestigiar e mostrar de perto para o escritor parte do grande projeto para formar Araçatuba como uma cidade leitora.
Foi um momento bastante rico, particularmente para as crianças daquela escola, já que tinham a ideia de escritor como uma entidade quase inexistente.
Valeu, Ricardo!!!

Um comentário:

  1. A semana literária realizada na rede foi um sucesso. parabéns. podemos ver contadores, escritores e educadores "leitores". Verificar a prática , nas oficinas desde a Educação infantil até a EJa. Edislene ZXidioti Ferreira

    ResponderExcluir