sábado, 12 de junho de 2010

Seminário PNBE


Nos dias 7, 8 e 9 de junho estive em Brasília/DF participando do I Seminário do Plano Nacional Biblioteca Escolar - PNBE. Estiveram representados neste encontro os 27 estados da federação, incluindo a capital brasileira.
Um encontro bastante rico e cheio de informações. Pudemos assistir a diferentes palestras sobre leitura e literatura, a presença do livro e da biblioteca nos vários estados e municípios brasileiros, dados e balanços gerais sobre a vasão da leitura em nossas escolas.
A grande motivadora do encontro, sem dúvida alguma, foi a lei 12.244/10 citada por mim anteriormente. De fato é triste precisar de uma lei que exija a presença de espaços que motivem a leitura, mas ao mesmo tempo é bastante interessante também a existência dela, haja vista as ações saírem do campo dos "desejos de governo" e passarem a ser "políticas de Estado".
Gostei muito de ouvir os depoimentos dos representantes de Curitiba e de Recife, por exemplo. Na primeira cidade há mais de 190 bibliotecas equipadas com acervos próprios, computadores, multimídias, entre outros elementos que tornam a biblioteca um espaço de conhecimento (aquisição e produção deste) e não apenas um amontoado de livros empoeirados e gente grosseira tratando usuários como se fossem intrusos. Na segunda cidade citada, iniciativas de construção de espaços e equiparação de acervos, mobiliários, pessoal treinado etc. para todas as escolas municipais que manifestarem o desejo de assim ter uma biblioteca. E mais: quites de livros para alunos e professores como política de governo e com recursos próprios do município.
Ouvindo esses depoimentos todos fiquei mais entusiasmado. Ao perceber e constatar o empenho e dedicação de alguns municípios com relação ao livro, ao acesso ao conhecimento literário, à formação de leitores, a iniciativa de trazer a comunidade para dialogar com a escola em busca do melhor para seus filhos retomei minhas forças para continuar a caminhada em nossa querida Araçatuba.
Vamos, sim, fazer de Araçatuba uma cidade leitora. Vamos, sim, inaugurar em cada escola municipal uma Biblioteca capaz de servir a professores, crianças e comunidade com o que há de melhor em nossa literatura.
Sim, nós podemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário