domingo, 11 de outubro de 2009

Criança é demais!!!


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com
www.antonioluceni.blogspot.com

“Criança é demais... eu fui aprendendo com elas, aprendendo, aprendendo...”
Tatiana Belinky

Não, não sou o lobo mau!!! Por mais cacófano que o título possa ser!!! A ideia é pensar a vida a partir da ótica de uma criança, mas sem ser Peter Pan...
Ser uma criança no olhar limpo. Já reparou como criança se interessa por tudo? Qualquer coisa, por mais estranho e desinteressante que seja pra nós. Daí surgem perguntas que a gente não sabe muito bem como responder. Por isso penso que devemos imitá-las nesse sentido e conservar nosso olhar limpo para o mundo, retirando dele as mais sutis e delicadas cenas. O poeta é assim...
Ser perspicaz como uma criança. Lembro-me de uma vez, numa sala de primeira série, no início da minha atuação no magistério, uma classe tagarela e uma bronca: “Todo mundo quieto, olhando para o caderno, já!’’. E uma voz miudinha da primeira carteira: “Podemos olhar pra lousa pelo menos?!”. Quase soltei a gargalhada!!!
Olhar a vida com mais humildade. Quantas vezes eu meus irmãos passamos dificuldades... Para nos alimentarmos, para nos vestirmos... Quantas passadas a pé, com um chinelo de cada cor, às vezes preso por um prego na parte da frente... Cá estamos todos, fortes, com a cara limpa, não nos envolvemos com drogas, não nos degladiamos, estamos todos juntos, um colaborando com o outro... (Fico triste quando vejo alguém jogar a culpa na vida ao invés de procurar melhorá-la).
Crianças e mais crianças... Tem mais crianças na família: a Julinha (minha Teiteitei), a Letícia (Pererequinha), todas minhas sobrinhas. A casa é outra com crianças. Fica tudo mais alegre, tudo mais colorido, tudo mais divertido... Como disse Tatiana Belinky: criança é demais!

Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário