domingo, 5 de julho de 2009

Michael Jackson: um fenômeno


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com
www.antonioluceni.blogspot.com

Tá todo mundo literalmente falando nele... Acho que também posso dar meu pitaco... Michael Jackson. A primeira imagem que tenho deste fenômeno pop das últimas décadas está associada ao triller. Pois é, seu mais famoso álbum/clipe está gravado na memória de muita gente. Na minha, um garoto com 7 ou 8 anos, no início da década de 80. Aqueles monstros todos, num bailado simétrico era meio confuso pra mim... um misto de terror e arte.
Talvez Michael Jackson fosse isso mesmo ao longo de sua existência... uma mistura de bem e mal, de herói e vilão, um negro e um branco ao mesmo tempo, uma criança no corpo de um adulto, adorado e repugnante, bilionário e devedor... Esse sobe e desce, esses dois lados da mesma moeda caminharam com ele e agora, mesmo depois de morto, propõe novo enigma: um acidente ou morte morrida, como diria minha vó?
O fato é que este camarada fez (e faz) parte da trilha sonora de muita gente. Namoros e beijos secretos, passos de dança para o primeiro baile ou ida a discoteca, o primeiro porre, carros acima da velocidade permitida... Certamente todos temos alguma história com uma música de Michael Jackson de fundo.
Antes dele, talvez Elvis Presley... É, acho que sim... Os dois disputarão espaço na memória da gente. Confesso que não sou muito fã de Michael, não. Mas sabe aquelas coisas que a gente não sabe muito bem como e de que forma mas acabam fazendo parte da vida da gente? É isso que acontece. Nunca fui de acompanhar Michael Jackson. Aliás, não sou tiete de cantor ou ator algum. Gosto, aprecio alguns trabalhos, mas me serve somente para aquele momento, num ou noutro filme, numa ou noutra música, mas só isso. O carpem die, somente o momento, entende?
Penso até que irá deixar uma lacuna, sim. Sei que contribuiu no que diz respeito aos grandes shows, às grandes produções... Mas vai ficar por aí. Seu trabalho nunca nos deixará esquecer dele. Mesmo pessoas como eu, nem tão ligadas assim nele.

Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário