domingo, 21 de junho de 2009

UM CEARENSE DE DAR ORGULHO


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Há trinta e dois anos ele nasceu. Numa terra tão quente que não fazia rachar somente o chão, mas as ideias. A cidade? – talvez você nunca ouviu falar nela e talvez não tivesse noticias dela caso não a registrasse aqui – Mombaça. Não, não é na África, é no Ceará, no interior daquele estado.
Foi tirado de lá ainda criança, com aproximadamente dois anos de idade. Filho do meio de cinco irmãos, desde cedo mostrou seu apreço pelo estudo, pelas artes – gostava de desenhar e pintar, fazer versos e de cantar – e exerceu sua liderança nas escolas por onde estudou e nas brincadeiras de infância, quando organizava os grupos e as ações que iriam realizar.
Por conta das poucas oportunidades que teve do ponto de vista profissional e estudos não pode aprofundar-se no estudo de língua estrangeiras – coisa que só foi ter acesso na maturidade, já com pleno exercício da juventude – mas driblou bem a limitação econômica e geográfica lendo e expandindo sua visão cultural e intelectual por meio das leituras dos diferentes livros a que teve acesso.
Profissionalmente, escolheu o magistério. Seu sonho mesmo era arquitetura. Mas onde fazê-la? Um curso caro e em poucas faculdades no Brasil. Resolveu, então, construir pensamentos, cabeças e opiniões. Como arquiteto do saber cursou magistério, Letras e especializou-se em Literatura. Também escreveu livros, plantou árvores, só ainda não fez filhos!
Hoje, aos 32 anos, sente-se orgulhoso de si mesmo. Sabe que tem muito para fazer, mas consegue perceber também o quanto cresceu intelectual, espiritual e profissionalmente. Só não cresceu fisicamente. Fica entre o anão e a estatura normal.
Sonha muito... e como disse o poeta “sonho sonhado só é sonho só” partilha com seus familiares e amigos mais próximos dos anseios e projetos que tem, das lutas e dificuldades que tem para encarar e da alegria em poder dizer: sou um cearense de dar orgulho!


Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores - UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário