domingo, 21 de junho de 2009

PERNAS QUE NEM ALCANÇAM O CHÃO


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Traquinagens e bobices, um palavrão solto sem querer querendo... Limites? Talvez o céu, porque outro não há. Mas no fundo, crianças... Enquanto crianças, precisam crescer, precisam de cuidados, de atenção, de limites, de regras claras sobre o que fazer, agir, comer, dormir... Estão em formação, afinal.
De outro modo, como terão parâmetros para as coisas? É triste ver criança à mercê da vida, desorientadas... Nas condições em que vivem o jeito intenso de pedirem ajuda é agredindo-se umas à outras, violando-se em palavras, gestos ações...
E os adultos? Onde estão que não veem nada disso? Se os modelos transmitidos para os pequenos são de violência e dor, que modelos repetirão? A bola-de-neve da sociedade injusta e ineficaz, consumista, materialista, individualista e fútil tendo a crescer.
Sonho em ver nossas crianças sorrindo, brincando nas ruas e de barrigas cheias, felizes nas escolas porque estão descobrindo o novo, na alegria do saber com sabor. Tenho esperança de uma sociedade mais fraterna, mais cúmplice da vida e da paz.
Ainda sou otimista e creio que isso tudo é exeqüível, dependendo única e exclusivamente do nosso esforço particular que, somado, configurar-se-á num gesto coletivo imprescindível para a paz e estilo de vida a que todos almejamos.
E tudo isso com pernas que nem alcançam direito o chão.



Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário