domingo, 21 de junho de 2009

NOVAS REGRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA... PARA MIM, UMA BOBAGEM


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com


Depois de tantos discutirem, de irem e virem, de pensarem e repensarem, decidiram: vamos mudar. Mas mudar o quê? Quais contribuições traremos com tal mudança? Como vamos propor essas alterações? E por aí vai o pensamento...

Comíamos e continuaremos comendo linguiça! (Tive que "corrigir" meu computador e ainda aguentar (de novo!) aqueles tracinhos vermelhos sublinhando as duas palavras anteriores... antes, com trema).
Era difícil colocar na cabeça da meninada o porquê de usar os dois pontinhos sobre o "u". "Mas pra que isso, professor?", "Isso é coisa de fresco...", "Que diferença faz?"... Ouvíamos isto e muito mais em todas as aulas. E da-lhe dogmatismo: "É a regra.". Mesmo assim continuavam sem colocar os fatídicos pingos... Agora, acertam errando! É isso mesmo. Não deixam de colocar trema porque estão de acordo com as atuais regras gramaticais, mas porque já o faziam antes. Erravam e agora acertam sem querer. Ou será que já anteviam (tem hífen?) o momento atual? Fica aí a pergunta pra quem quiser respondê-la. (E mais uma dúvida e preocupação: Para onde foi o trema? Para algum lugar da Alemanha enfeitar consoantes? Pois é, depois de tanta bajulação e veneração mandaram o trema pra p. que pariu).

Vêem, vem, tem, têm, vôo, voo, enjoou... (^) voou...
Imaginem que voo, enjoo, veem e companhia não têm (!) mais acento circunflexo (ou como diria o outro, chapeuzinho do vovô - mas vovô ainda tem (!), hein!). Grande mundança, né! O cidadão não sabe nem a diferença entre tem e têm (este último continua com acento!) que dirá para explicar-lhe a diferença agora entre vem, vêm, veem, tem, têm... vai ser a farra do chapéu! É chapéu sumindo, é chapéu vindo, põe o chapéu, menino! Não, não, não tem chapéu! "Professora, qual é o plural de chapéu, mesmo?"... "Hein?" (atordoada, coitada, sem saber o que responder). E já tô vendo também as placas com "água de côcô", "de côco", "de cocô", menos de "coco"! Mas não é assim?!!!
Semana que vem tem mais!!!
Antonio Luceni é Professor Universitário e Escritor, membro da União Brasileira dos Escritores - UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário