domingo, 28 de junho de 2009

Hoje é dia de Carmen Miranda


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com
www.antonioluceni.blogspot.com

Já mencionei nestas linhas um projeto que venho desenvolvendo desde fevereiro na EMEB Hélia Pinholi Mungo para comemorar o centenário de nascimento de Carmen Miranda. Pois é, hoje é o dia da culminância e encerramento do projeto e a forma como encontramos para fazer isso foi convidando toda comunidade para prestigiar o trabalho que as crianças desenvolveram ao longo deste semestre.
São pinturas, danças, músicas, poemas, depoimentos... Todos feitos a partir do eixo “frutas”. Lasar Segall foi o pintor escolhido para trabalhar na área de artes plásticas. É que ele também ficou fascinado por frutas quando chegou ao Brasil e as pintou de montão, principalmente bananas e bananal.
Um livro do mineiro Elias José chamado “Poesia é fruta doce e gostosa” serviu de inspiração para as crianças produzirem seus próprios poemas. A brincadeira com as palavras, com suas sonoridades, suas sensações e emoções apareceram de maneira muito linda nas produções dos pequenos.
E, é lógico, frutas e mais frutas nas danças e coreografias ensaiadas, nas músicas dos corais que irão se apresentar, sob a tutela de Carmen Miranda.
Para abrilhantar mais ainda o projeto a artista plástica araçatubense Marileide Dossi exporá duas de suas telas que também partiram da temática que costura o projeto, a Orquestra Municipal de Sopros tocará canções preferidas de Carmen Miranda, a artista plástica e contadora de histórias Duxtei Vinhas Itavo fará algumas performances ilustrando a biografia da cantora e o músico e professor Márcio Martins tocará uma de suas canções.
Como podem perceber, será uma tarde de muita cultura, muita gostosura e por que não dizer FRUTÍFERA!
Estão todos convidados. Será hoje, terça-feira, a partir das 14 horas. Um forte abraço e até lá!


Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores - UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário