domingo, 21 de junho de 2009

CORAÇÃO DE ESTUDANTE


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com


As férias escolares estão indo embora... Com ela toda preguiça em dormir mais tarde, acordar mais tarde ainda, comer exageradamente, marcar e desmarcar compromissos, conhecer novos cantos do bairro, cidade, estado ou país... Ficar em casa assistindo televisão e jogando conversa fora...
As aulas estão chegando... com elas também a expectativa do novo professor. “Como será ele?”, “Será que vai ser chato ou legal?”, “O que vamos aprender?”... Perguntas que são feitas em todos os momentos de pré-ano letivo. As respostas? Os meses é que vão dizer.
Lembro-me do meu primeiro dia de aula. Um ser minúsculo (toda vida fui pequeno!!!) e uma escola grande! As dúvidas me acompanhavam – e ainda me acompanham!!! Quero me conservar assim, sempre curioso – : “Será que vou aprender?”, “Será que dou conta do recado?”... E para minha alegria, estava entre os melhores da sala.
Cheiro de caderno novo. Adorava todo início de ano. Material escolar novinho, tudo com aquele cheirinho de embalagem... Tomava todo cuidado do mundo para não sujar meus materiais. Livros e cadernos eram encapados com aquele plástico xadrez azul, lembra?... Depois, as margens dos cadernos brochuras eram feitas com caneta preta e não podíamos passar nenhuma letra delas...
Hora do recreio. Recreio mesmo, como dizemos na escola pública. As filas disputadas para entrega da sopa... Como gostava da de macarrão com salsicha. Trago até hoje a mania de comer essa “iguaria”! Toda vez em que a como volto para “hora do recreio”.
Os namoricos e colegas preferidos. O primeiro namorado ou namorada da 1ª série. Quem não os teve? Era com essa figurinha que dançávamos a quadrilha na festa junina, torcíamos para pegá-la no amigo secreto ou queríamos sentar junto no ônibus de excursão. Um beijo da inocência, quem sabe? Ou as primeiras trocas de carinho, ainda que um beijinho no rosto.
Ah, ia me esquecendo: Tem tabuada, separação de sílabas, redação de “como foram as minhas férias”... e tudo mais.
Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário