domingo, 21 de junho de 2009

BUSCA OPORTUNIDADES


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com


"Aproveitar oportunidades quer dizer não só não as perder, mas também achá-las." Fernando Pessoa

Ainda curtindo um pouco das minhas férias...
Aproveitei para ver a Julinha, minha sobrinha. Está tudo bem, sim. Ela nasceu saudável, linda e toda esperta... não pára um só minuto. Braços e pernas pra todos os lados buscando espaço. Como se a dizer "Não me sufoquem... deixem-me viver". Essa meninada parece já nascer adulta, às vezes tenho essa impressão. Esses dias estava vendo uma matéria em que os filhos de 7 e 8 anos ensinavam aos pais como mexer com computador e câmeras digitais.
Dei uma relaxada na praia. Como gosto de litoral. Aquele barulho de mar que nunca tem fim e também não cansa, aquela gostosura de poder andar descalço na praia, com aquela areinha fofa entrando por entre os dedos, com o vento batendo à face... Vez ou outra um mergulho, muita água de coco e sorvete. Banho de cachoeira, numa água fria que refrescava até a alma... E a paisagem? Nem se fala!
Não pude deixar de lado minha veia urbana também. A praça da República, na capital paulista, com seu charme dominical, cheia de cultura, música e a culinária que só nela tem. Adoro as tortas de maçã com massa folheada. Nas travessas, molduras, telas, tintas, pincéis e cores nos inspiram a pintar, a criar... Aproveitei para renovar o estoque.
Cuidar do jardim. Adoro plantas. Meu quintal é cheio delas: ipês, roseiras, lírios, trepadeiras, alpíneas... todas lá, convivendo harmoniosamente. Nenhuma fala mal da outra, nenhuma quer "puxar o tapete" da outra... Todas (con)vivem bem. As borboletas são suas freguesas. Também tem um beija-flor que pela manhã e ao cair da tarde fica entre elas beijoqueiro.
Fernando Pessoa estava certo mais uma vez. A gente tem que ir atrás das oportunidades, de buscá-las com todo ardor. Cada vez mais estou consciente de que as coisas boas da vida estão presentes em coisas singelas, como as descritas antes. E são essas oportunidades, essas situações que cada vez cultivo mais. Amo minha família, não vivo sem meus jardins e plantas, gosto de sair pelo mundo guardando paisagens.

Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores - UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário