sábado, 30 de maio de 2009

(RE)DESCOBRIR O BRASIL

Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com

Do churrasco ao sucupi, do vanerão ao forró, de Anita Garibaldi a Chico Mendes... o Brasil tem histórias pra contar!
Não só temos o privilégio de morarmos num país continental como, também, somos agraciados em podermos desfrutar da diversidade cultural e artística de muitas partes do mundo.
Carnaval, maracatu, frevo, batuque, congada, folia de reis, capoeira, samba de roda e festa de São João... Pois é, no mês de junho o Brasil todo vira um grande arraial. São quermesses em todos os cantos, do colégio dos meninos às paróquias de todos os santos.
Neste mês, tive oportunidade de dançar quadrilha no tradicional bar potiguar Zás Trás, no Rio Grande do Norte. Gonçalves Dias tinha razão em elogiar nossa terra querida, cheia de delícias na culinária, na cordialidade do povo, na mistura que, apesar de plural, faz do Brasil um país tão singular.
O artesanato é outro espetáculo à parte quando falamos da riqueza cultural de nossos conterrâneos. Redes e roupas de algodão cru, castanhas, balas e doces de frutas nativas, cachaças, licores e sorvetes de paladar tropical, colares e pulseiras com sementes exóticas, paisagens e lugares de encher os olhos e garrafinhas de vidro!
A linguagem puxada dos erres fortes, do neologismo atraente e divertido, do improviso sedutor e gracioso do repente, enriquece nosso repertório de turista-cidadão brasileiro.
A cada dia e lugar, a cada viagem e olhar, a cada contato e sabor, vale a pena (re)descobrir o Brasil.
Mas, como todo paraíso, o caminho de acesso não é tão fácil. Temos que enfrentar os aeroportos. E para não perder o humor na viagem, é só seguirmos o conselho da nossa Ministra do turismo, Marta Suplicy!




Antonio Luceni é Professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário