sábado, 30 de maio de 2009

PROJETO MIRANDO CARMEM


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com


Neste ano, caso estivesse viva, Carmem Miranda completaria 100 anos. A mais brasileira das brasileiras (sim, porque apesar de ter nascido em Portugal e vivido a maior parte de sua vida nos Estados Unidos, a Pequena Notável – como ficou conhecida, foi e continua sendo uma das maiores referências da cultura e do padrão de qualidade da música e da ginga brasileiras.
Parceira de grandes músicos e compositores foi imortalizada com a imagem da “feira” que levava sobre sua cabeça e com marchinhas como “Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim...”, “O que é que a baiana tem?”, entre outras.
Apesar de sua grandiloquência, poucas foram as alusões e comemorações ocorridas no Brasil. Entretanto, desde o ano passado já havia escrito um projeto para relembrar tão importante vulto por meio de uma ação educativa na EMEB Profa. Hélia Pinholi Mungo: Mirando Carmem. O nome do projeto é um trocadilho com o sobrenome da artista, deixando-a em foco, daí “mirando”.
Desde fevereiro estamos desenvolvendo este trabalho com crianças da 4ª série, nas diferentes frentes do saber: língua portuguesa, artes visuais, música, dança etc. Os resultados são dos melhores, sobretudo pelo público com o qual lidamos: carentes de saber e de sabor pelo saber. Temos certeza de que a culminância de “Mirando Carmem”, em junho, coroará todo trabalho com êxito.
São ações com produções escritas, saraus de poesia, pintura e jogos pedagógicos temáticos construídos pelos próprios alunos, visita a um sítio de produção de banana da família Manarelli, no bairro da Água Limpa, artesanatos com fibras de bananeira, comidas e sobremesas com banana verde, entre outras atividades.
Gostaria de agradecer publicamente, porque já o fiz em particular, às amigas e parceiras de trabalho Rosana Franco – Diretora da EMEB, Luciane Pavan – Coordenadora Pedagógica e a sempre parceira professora Oneide. Também quero deixar registrado meu abraço e respeito aos pequenos aprendizes, os alunos da 4ª série C, que têm me surpreendido positivamente cada dia. Que a alegria de Carmem Miranda e toda energia contagiante que tinha possam ser estendidas a todos nós.

Antonio Luceni é professor universitário e escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário