sábado, 30 de maio de 2009

A MÚSICA ESTÁ NO AR


Antonio Luceni
aluceni@terra.com.br

Talvez a mais universal de todas as linguagens artísticas, a música é ingrediente presente em nosso cotidiano das mais diferentes formas. Na lavanderia ou na sala de estar, no micro da mesa de trabalho ou num ambiente de shopping, na sala de aula ou dentro de táxi ou ônibus... Buscamos música para quase todos os momentos de nossas vidas: na marcha nupcial, no batizado do primeiro filho, no baile de quinze anos, a música do primeiro beijo ou transa, até a música que, vejam só, gostaríamos que fosse tocada em nosso funeral.
Há diferentes tipos de músicas, como há também diferentes tipos de expectadores. O grupo dos que defendem uma música de qualidade, opta por esse ou aquele compositor ou intérprete; outro grupo acha que música só existe para ser “curtida”, aí ficam noutra ponta quando o quesito é melodia, letra (quando há!), ritmo etc. Não estou, aqui, discutindo gostos ou preferências musicais, estou, isto sim, afirmando e, apenas constatando, que é quase impossível alguém passar um dia que seja de sua vida sem esta agradável e necessária parceira, a música.
Por sorte, (para não dizer pelo empenho destes) temos em Araçatuba profissionais da mais alta qualidade e compromisso neste viés artístico. A Orquestra Municipal de Sopro, sob a batuta do querido Cid Frota, é um ótimo exemplo; por onde passa atrai olhares e arranca (merecidos!) aplausos dos ouvintes. Outro projeto exemplar, já homenageado pelo Departamento de Cultura de Araçatuba com o Troféu Odette Costa, é o “Sons do Brasil”, coordenado pelo músico Zé Renato Gimenez. Não poderia deixar de citar, também, o recente e promissor projeto de Éverson Polizeli e Cecília Raab, onde ambos tocam a quatro mãos, em concertos emocionantes e enriquecedores. Somados aos tradicionais recitais e concursos de piano promovidos pelo Conservatório Santa Cecília, da querida Wanda, e pelo Conservatório Villa Lobos, da amiga Marinete Capóssoli, além do Conservatório Dókimos de Neila Fontão, entre vários outros que não poderia aqui citar por falta de espaço, deixam Araçatuba e região mais melodiosas.
Um projeto que em Araçatuba está em seu início, mas que promete muito é o Guri. É muito bom, durante toda semana, ver e ouvir uma meninada pujante tocando, cantando e pensando música. Que bom seria se coisas assim fossem aumentadas e valorizadas em nosso país. Nunca ouvi falar em rebelião e fuga em escolas de música. Nunca ouvi dizer que algum professor de conservatório houvesse ficado refém de seus alunos. Nunca tive notícia de que alguém que estudasse música achasse tempo para pensar e fazer outras coisas senão tirar lindos acordes de seu instrumento e emocionar a todos nós.
Então, deixemos a música ganhar o seu espaço, porque a música está no ar.




Antonio Luceni é Professor Universitário e Escritor, membro da União Brasileira de Escritores - UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário