sábado, 30 de maio de 2009

A INVASÃO DOS MUSICAIS



Antonio Luceni
aluceni@terra.com.br

“Investir em cultura não é caridade: é uma parceria que ajuda a projetar o Brasil internacionalmente." Fernanda Montenegro
O pensamento acima, proferido por uma das mais conceituadas atrizes e personalidades brasileiras, ilustra bem a idéia de que investir em ações culturais soa bem em qualquer lugar, inclusive no Brasil.
Recentemente estive, juntamente com um grupo de Araçatuba, no “Fantasma da ópera”, em São Paulo. Um primor de espetáculo: o requinte dos figurinos, a riqueza dos detalhes cenográficos, a delicadeza e eficácia da trilha sonora executada ao vivo, a doçura das vozes em belas canções, a veracidade dos efeitos especiais, entre tantos outros detalhes só me fizeram reiterar uma certeza: vale a pena investir em cultura.
Parece desenterrar defunto, mas o fato é que apesar de o “Fantasma” estar há tanto tempo em cartaz no mundo (como vários outros musicais) e, ainda assim, continuar lotando teatros e casas de cultura, já constitui-se em uma grande vitória para os que militam pelas artes. Como vimos, o artista plástico, o estilista, o literato, o músico, o cantor, atores e atrizes, diretores etc., etc., são envolvidos, prestigiados e bem pagos em projetos da envergadura de produções como Sweet Charity, Chicago, A Bela e a Fera, Pinocchio, O Mágico de Oz, Cauby, Cauby, O Beijo da Mulher Aranha, Cats, só para citar alguns, além de outros que ainda estão por vir, como Miss Saigon, previsto para julho deste ano, em São Paulo.
Somado ao fato de um projeto assim envolver tanta gente diretamente na sua feitura, vale salientar que outros meios são atingidos positivamente com tais ações, a saber: hotéis, restaurantes, gráficas, malharias, marcenarias, agências de turismo... sem falar nos pipoqueiros, sorveteiros e outros “eiros” de plantão.
Estou cada vez mais convencido e insistente na idéia de que investir nas artes como um todo é algo importante, necessário e rentável.

Antonio Luceni é Professor Universitário e Escritor, membro da União Brasileira dos Escritores

Nenhum comentário:

Postar um comentário