sábado, 30 de maio de 2009

EH! MINAS GERAIS...


Antonio Luceni
aluceni@terra.com.br

Minha relação com Minas Gerais fica cada vez mais intensa. Além dos deliciosos pães de queijo, doces caseiros, feijão tropeiro e frango ao molho pardo, tenho ligações de sangue e profissionais.
No mês passado tive oportunidade de desfrutar das agradáveis companhias de minha irmã Lindalva e de meu cunhado Marcelo, acompanhado, ainda, de minha mãe, Maria. Visitamos o Mercado Municipal de Belo Horizonte com suas gostosuras de encher olhos, bocas e ouvidos.
Em São João Del-Rey, tivemos oportunidade de participar do 20º Inverno Cultural, entre outras atrações, com shows de Paulo Ricardo e Alceu Valença. Aliás, o show de Valença foi realmente de esquentar corações. Na companhia agradável do casal Jean e Ana Paula e do pequeno Samuel, o frio que gelava até a alma ficou ameno na energia e alegria contagiantes da noite.
Em Tiradentes, muitas emoções revividas e saudosismos revigorados com a velha maria-fumaça – que ainda arranca suspiros de crianças e adultos, convidando-nos, por alguns instantes, a entrar num mundo quase mágico. Nas antigas ruas, revestidas de pedras, andamos de charrete que contribuiu ainda mais para usufruirmos daquele pedacinho bonito do Brasil. Os casarões e igrejas antigos, os mercadinhos com suas peças peculiares e sua gente de jeito simples, os cafés e restaurantes rústicos e a paisagem montanhosa pareciam mesmo um cartão postal ao vivo!
Além do meu encontro com a agradável e verdadeira Maria Lúcia Alvim, colaboradora e irmã da poeta, objeto de pesquisa do meu mestrado, Maria Ângela Alvim. O encontro com Maria Lúcia foi interessante desde o acesso a ela, na pequena e simpática Volta Grande, até os deliciosos cafés e almoços de bate-papo sobre poesia, cultura e Maria Ângela.
Eh, Minas Gerais... Quem lhe conhece, de fato, não a esquece jamais!





Antonio Luceni é Professor Universitário, Diretor de Cultura de Araçatuba/SP e Escritor. Entre outros livros, é autor de “Júlia à procura da consciência perdida”, Academia Araçatubense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário