sábado, 30 de maio de 2009

CIRCUITO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Antonio Luceni



Continuo na jornada homérica de propor a reflexão e a, junto a esta, a ação de estimular leitores. Sim, porque ler é algo vital. Quem lê se relaciona melhor com o mundo e com as pessoas, tem mais condições de não ser enganado, de nao ser passado pra trás.

Minha grande oportunidade é sempre a sala de aula. Talvez por essa razão nunca a abandone. Fico reclamando, enchendo o monte os ouvidos das pessoas (ora com razão ora sem tanta necessidade), mas acabo me realizando mesmo é como professor.

E a faculdade é um espaço privilegiado para discutir essas e outras questões todas. A cada semestre tento problematizar o tema da leitura e, atrelada a ela, aspectos da literatura infantil. Acredito que quanto mais cedo começarmos esse processo, trilharmos esse caminho, melhor... Daí meu interesse pelo texto voltado às crianças que, em geral, no contato com o adulto - e as alunas de Pedagogia e Letras o sabem bem - é igualmente apaixonante.

Para este semestre, propus um Circuito de Contação de histórias. Em diferentes pontos da faculdade, no momento do intervalo, foram feitas várias apresentações de livros como Uni, duni, tê de Ângela Lago, A casa sonolenta de Adrew Wood, A vida íntima de Laura de Clarice Lispecto, entre outros... apaixonaram os presentes.

Gostaria de parabenizar e homenagear meus alunos dos cursos de Letras e Pedagogia pelo trabalho que realizaram e também pelo tempo que dedicamos juntos na reflexão de tão importante tema.

Um forte abraço e até o próximo semestre.



Antonio Luceni é professor universitário, Mestre em Letras e escritor, membro da União Brasileira de Escritores - UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário