sábado, 30 de maio de 2009

ARAÇATUBA EM CANTOS


Antonio Luceni
aluceni@terra.com.br


Grandes acontecimentos, grandes datas carregam em si o forte poder de nos atrair, de atrair nossos olhares para si e, ao mesmo tempo, fazer do episódio, evento um momento mágico, infindo. Lembro-me, exemplo, quando o cometa Halley passou pela última vez, isso em meados de 1980. Quanta gente comentando, quanta euforia, quanta curiosidade... e nós, crianças, nem sabíamos direito o que estava acontecendo.
Para nós araçatubenses (e para os amigos penapolenses, também!) o próximo ano será marcante em nossas vidas. Teremos o privilégio de passarmos por uma data bastante significativa na vida de qualquer pessoa, instituição, comunidade e cidade: o primeiro centenário.
Comissões estão sendo instituídas, propostas e idéias sendo abraçadas, grupos dos setores públicos e privados se articulando para que em 2008 Araçatuba ganhe uma festa digna de uma “Senhora de si”.
Ainda enquanto professor do Unicolégio, organizei uma mostra de trabalhos (desenhos, pinturas, colagens, xilogravuras...) de alunos do Ensino Fundamental e Médio intitulada “Araçatuba rumo ao centenário”, buscando, desde 2004, levantar as discussões e atrair os olhares para uma efeméride importante como esta.
Agora, com a proximidade da data, estou encabeçando o projeto “Araçatuba em cantos” que, a partir de dezembro passado foi lançado e que durante este mês cumpre sua segunda etapa com Mostra Coletiva homônima, em que estão expostas na Biblioteca Municipal obras de Ângela Wicher, Duxttei, Edna Badú, Fernanda Russo, Lourdes Gilberti e este que vos escreve.
Vale a pena visitar. São obras com diferentes técnicas e estilos, retratando Araçatuba sob os olhares dos vários artistas. Às vezes, num ângulo nunca visto por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário