sábado, 30 de maio de 2009

AO MESTRE SALES, COM CARINHO


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com


Há dois anos iniciei um caminho que me fez conhecer diferentes paisagens e personagens das mais interessantes. Um caminho pelo qual a persistência, a busca e a curiosidade foram parceiras permanentes: o caminho do mestrado.
No começo meio incerto e arisco. Será que vou conseguir? E se entrar, será que vou dar conta? Um lugar novo, novos colegas e professores, novas idéias e autores... O novo assusta mesmo, mas prossegui.
Desde o começo também amparado e bem direcionado – a primeira reserva de hotel foi ele quem fez – pelo meu orientador, professor José Batista de Sales, ou simplesmente Sales!
Você já conviveu com alguém que não é da sua família, mas se preocupa com você sob vários aspectos? Pois é, foi assim com o Sales. “Tome cuidado com a estrada”, “Não, não... você acabou de ingressar no programa, não há necessidade de ir a este Congresso”, “Gostaria muito que participasse desse encontro. Será importante para sua pesquisa...”, entre tantos outros gestos e palavras que me fizeram construir um orientador-amigo-paizão que jamais vou esquecer.
Mas não foram só flores, não. “Isso aqui pode tirar...”, “Não, não... tá muito longo, muitas ilações...”. Sempre buscando me ajudar e fazer com que crescesse profissionalmente.
O modo como procurei agradecer e retribuir tudo isso foi no afinco e dedicação aos estudos nas várias disciplinas que cursei, congressos que participei e trabalhos que apresentei. A pesquisa de campo foi um capítulo à parte. Alguns quilômetros percorridos em São Paulo, Minas Gerais e Brasília/DF e amizades iniciadas: Francisco Alvim, Maria Lúcia Alvim, Vilma Sant’Anna Arêas.
Professor Sales, muito obrigado. Em seu nome cumprimento todos os outros professores do mestrado da UFMS que tão gentilmente doaram parte de suas vidas conosco, novos mestres.

Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE, mestre em Literatura Brasileira pela UFMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário