sábado, 30 de maio de 2009

2008 FOI ÓTIMO


Antonio Luceni
aluceni@hotmail.com


Depois de amanhã, 2009.
Mais um ano vai ficando para trás e outro se aproxima. Alegrias e tristezas, sucessos e tropeços, conquistas e derrotas, sabores e dissabores... É bem verdade que se dependesse de nós só teríamos alegrias, sucessos, muita comida, saúde pra dar e vender.
Mas será que isso seria bom? (Lá vem você, amigo leitor, me recriminando! Não gosto de sofrer, não!). Digo isso porque o parâmetro da vida sempre é norteado a partir dessa ambigüidade, dessa dialética... Como saberíamos o que é bom se não tivesse o mau para contrastar? Tem gente que só se aproxima do outro quando este está doente. Por que não se conversaram antes? Tenho cá pra mim: Se querem manter contato comigo que o façam na saúde, em vida. Não quero nada póstumo.
Ano novo, vida nova. Promessas feitas com pulos sobre ondas do mar; regimes sugeridos após enormes pratos de peru e sobremesas das mais calóricas; abraços e beijos protocolares; visitas chatas indo embora... O ano novo se aproxima. Vida nova? Será?
Cá estou eu, em Belo Horizonte. Uma Júlia se foi e outra acabou de chegar. Júlia, minha vó, partiu. Foi cuidar de galinhas, bodes e vacas noutro canto do universo. Aqueles olhos azuis, aquela risada particular, aquele jeito caipira de mulher experiente e pouco ligada às vaidades... Nosso contato foi pontual, mas os poucos momentos juntos estão grudados à minha memória...
Agora, veio a Julinha, minha sobrinha. Nosso primeiro natal em família. Será que ela gosta de peru? Será que não quer uma sobremesa? Todos vamos ficar pensando nisso... No próximo natal já estará andando, pra lá e pra cá, sendo chamada a todo instante: “Júlia, não mexe nisso...”, “Desce daí menina...”, “Ela não é linda? Parece uma princesinha...”.
Assim, a vida continua. Rindo da gente, torcendo por nós e nos engolindo.
2008 foi ótimo. 2009? Será melhor ainda! Feliz ano novo!


Antonio Luceni é professor universitário e escritor, membro da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário