sábado, 30 de maio de 2009

1ª SEMANA DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL


Entre 14 e 18 de abril ocorreu a 1ª Semana de Leitura e Literatura Infanto-Juvenil, na Faculdade Uniesp, campus de Birigui/SP, organizada pelos cursos de Letras, Pedagogia e História.
Estimulada pela Direção e Coordenação da Uniesp e sob coordenação Geral do Prof. Antonio Luceni, com apoio do Corpo Docente e Discente da referida faculdade, os trabalhos ocorreram da melhor maneira possível.
Foram momentos ricos de reflexão, estudo, debates, minicursos e salas de contação de história.´
Pela semana passaram as escritoras Yara Pedro de Carvalho, Rita Lavoyer e Marilurdes Martins, discutindo aspectos de produção e publicação de obras infanto-juvenis e suas contribuições na vida das crianças e adolescentes.
De forma dinâmica e interativa a Profa. Marly Garcia Souto discutiu as contribuições trazidas por Monteiro Lobato à literatura infanto-juvenil brasileira, bem como os ideais modernistas e seus legados.
Particularmente, Sami e Bill - dois ilustradores de Penápolis/SP - deram o tom com brincadeiras, bom humor e muito profissionalismo ao discutirem o papel da ilustração enquanto narrativa visual no universo perceptivo infantil.
Os minicursos, ministrados pelos docentes da Uniesp Birigui, aproximaram ainda mais os graduandos dos dois eixos propostos para Semana, isto é, leitura e literatura infanto-juvenil.
Para fechar a Semana com êxito, os discentes dos cursos de Letras e Pedagogia mostraram todo seu talento nas salas de Contação de Histórias, onde crianças, jovens e adultos puderam se deliciar de textos literários infantis e guloseimas servidas pela turma.
De modo muito positivo e significativo é que fechamos esta primeira Semana, desejosos de que a próxima - e certamente o será - seja tão significativa, marcante e importante para todos nós, alunos, professores, funcionários e direção da Uniesp/Birigui/SP.
Um forte abraço a todos e até o próximo ano.
Prof. Antonio Luceni
Coordenador da
1ª Semana de Leitura e Literatura Infanto-Juvenil
Uniesp/Birigui/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário